

The Canadian Press / Patrick Doyle
Os Novos Democratas de Thomas Mulcair continuam a aumentar a sua liderança, de acordo com uma nova sondagem feita pela Forum Research.
O inquérito junto de 1399 canadianos em todo o país aponta que 39 por cento dos entrevistados disseram que votariam no NDP, uma subida de seis por cento em relação ao mês anterior.
A sondagem, que foi realizada imediatamente após a eleição federal ter sido convocada no domingo de manhã, descobriu que 28 por cento dos entrevistados disseram que vão votar no partido Conservador, enquanto que 25 por cento estão mais inclinados para votar nos Liberais.
O NDP está agora à frente em Quebec, Columbia Britânica e nas áreas Marítimas, enquanto que os Conservadores lideram em Alberta.
A sondagem constatou que, apesar do apoio maior ao NDP, o partido ainda ficaria aquém de alcançar um governo de maioria se a votação fosse realizada neste momento.
Trinta e nove por cento de apoio para o partido traduz-se em 160 assentos parlamentares de acordo com a projeção do presidente da Forum Research Lorne Bozinoff. O partido vencedor precisa de 170 assentos para a maioria.
Bozinoff disse sentir que o anúncio ataque do partido Conservador contra o líder Liberal Justin Trudeau, alegando que ele não está pronto para liderar o país, está a conduzir as pessoas para o voto em Mulcair.
A sondagem revelou que cerca de 40 por cento dos apoiantes, de ambos os partidos Liberal e NDP, afirmam que estão a votar estrategicamente, mas Bozinoff refere que isso não é incomum nas eleições.
Os entrevistados deram ao primeiro-ministro Stephen Harper uma classificação de 32 por cento de aprovação, enquanto que Mulcair obteve uma classificação de 48 por cento e Trudeau recebeu um índice de aprovação de 39 por cento.
A sondagem utilizou um sistema de resposta de voz interativa e tem uma margem de erro de +/- 3 pontos percentuais.
Fonte: CP24
