Nova Scotia atinge população recorde de mais de 1 milhão

Foto: Tony Webster/Flickr
Foto: Tony Webster/Flickr

Nova Scotia atingiu o recorde de mais de 1 milhão de habitantes. A migração de jovens está a contribuir para o aumento da população na província. Milhares são oriundos de Ontário.

Nova Scotia está a atravessar grandes mudanças demográficas. Este ano, a província marítima do Canadá recebeu milhares de jovens. Atingiu mesmo o marco de mais de 1 milhão de habitantes pela primeira vez na história.

Durante o segundo trimestre de 2021, Nova Scotia registou o segundo maior ganho populacional do Canadá em termos de migração interprovincial. Recebeu 4,678 pessoas, ficando apenas atrás de British Columbia (B.C.), como revela o Statistics Canada.

Entre os quartos trimestres de 2020 e 2021, as faixas etárias que mais migraram foram as dos 20 aos 34 anos.

Na origem da migração para Nova Scotia pode estar a Covid-19, que acelerou os planos de regresso ou de chegada à província. Ainda assim, os especialistas dizem que a tendência é anterior à pandemia e que está relacionada com o crescimento económico que Nova Scotia tem vindo a registar.

Os dados mostram que muitos dos recém-chegados são originários de Ontário. Entre o quarto trimestre de 2020 e 2021, 9,970 antigos residentes da maior província do Canadá estabeleceram-se em Nova Scotia. Muitos até compraram casa, mesmo antes de verem a habitação presencialmente.

A capital da província, Halifax, também registou um aumento populacional recorde. Entre julho de 2020 e julho 2021, somou 11,394 novos residentes, totalizando perto de 460 mil habitantes.