NOVA SCOTIA ANUNCIA INVESTIMENTO DE 52 MILHÕES DE DÓLARES EM HABITAÇÃO A PREÇO ACESSÍVEL

Nova Scotia investe na habitação a preço acessível (foto: reminetwork.com)
Nova Scotia investe na habitação a preço acessível (foto: reminetwork.com)
Nova Scotia investe na habitação a preço acessível (foto: reminetwork.com)
Nova Scotia investe na habitação a preço acessível (foto: reminetwork.com)

Halifax – O governo de Nova Escócia vai investir milhões de dólares na tentativa de ajudar muitas mais pessoas a encontrarem habitação a preço acessível.
“Estes investimentos vão ajudar mais habitantes de Nova Scotia a encontrarem uma casa boa, que possam pagar”, disse o primeiro-ministro da província, Stephen McNeil. “Ao preservar a habitação pública existente, investindo em novos projetos, e usando abordagens inovadoras, tais como ajudas suplementares para a renda, vamos ajudar mais pessoas a encontrar um verdadeiro lar.”
A maior parte do dinheiro, 42 milhões de dólares, será proveniente das contribuições federais para a habitação, enquanto a outra parte, 10 milhões de dólares, virá de financiamento provincial e de parcerias público-privadas.
Por outro lado, a província está a investir 4,7 milhões de dólares em ajudas suplementares para o aluguer de habitação, o que os proprietários privados irão aumentar em 50 cêntimos por cada dólar. O governo diz que isso vai criar mais de 300 unidades de habitação a preço acessível em toda a província.
Joanne Bernard, a ministra responsável pela Habitação, disse que as ajudas à renda, permitem impedir as pessoas de ter que gastar dinheiro destinado à alimentação humana ou outras necessidades.
“Isso realmente facilita o esforço financeiro das pessoas à procura de habitação a preços acessíveis”, disse ela.
Mark Bergman de “Investment Property Owners” de Nova Scotia disse que os suplementos dados para a renda são “uma maneira dos senhorios de toda a província ajudarem as pessoas necessitadas” e de garantir números de ocupação mais elevados.
Há cerca de dois mil habitantes de Nova Scotia na lista de espera para habitação a preço acessível. Bernard disse que se espera que a lista seja brevemente mais curta.
“Com a ajuda do setor privado, poderemos diminuí-la em cerca de um quarto de pessoas, dentro de algumas semanas’, disse.
O investimento parece ser uma boa notícia, mas há alguma preocupação por parte das pessoas que trabalham neste setor de habitação a preço acessível.
“O facto é que muitas das pessoas que estão a precisar de habitação precisam também de mais apoio do que aquele que um senhorio privado pode ser capaz de lhes dar”, disse Adam, Coordenador da “Metro Non-Profit Housing’ para apoio à habitação. Há também preocupações sobre exatamente quanto dinheiro os moradores de Nova Scotia vão ter, e o que acontece quando os subsídios acabarem.
“Será que realmente vamos usufruir de 52 milhões de dólares, ou 25 milhões de dólares vão ser usados para o aluguer, funcionários, e etc.”, disse Jennetta Keizer, que conhece as dificuldades de encontrar habitação a preços acessíveis. “Estou muito cético de que eles realmente irão fazer tudo para ajudar as pessoas”.
Fonte da notícia: globalnews.ca