NOVA PEÇA DE ARTE PÚBLICA EM LASALLE COM MISTO DE REAÇÕES

A nova peça de arte pública foi revelada no domingo, deixando alguns moradores mais surpreendidos pelo seu preço do que pela sua beleza.

O monumento, que é construído de grandes lajes de cimento e mármore, foi encomendado para o centésimo aniversário de Lasalle. Apelidado de Au Grand Dam, em honra dos famosos rápidos de Lachine, foi revelado pelo ex-primeiro-ministro Paul Martin, que chegou a ser o deputado federal para aquele círculo eleitoral; o presidente de Montreal Denis Coderre também esteve presente.

A peça levou vários anos para construir e a fatura final chegou aos 680.000 dólares, tudo pago pelo dinheiro do contribuinte.

Apesar de algumas críticas, nem todos os membros do público odiaram a peça de arte.
Au Grand Dame é um dos mais de 300 projetos de arte com financiamento público em Montreal. Não é o primeiro a receber um pouco da ira do público. No início deste verão, tocos de granito que custaram 3,45 milhões de dólares foram anunciados como parte de um esforço para embelezar o Mount Royal.

Em 2015, uma roda gigante, com um custo de 1,1 milhões de dólares, foi revelada na parte norte de Montreal, deixando pouco impressionados muitos dos moradores.
O Heritage Montreal Policy Diretor Dinu Bumbaru defendeu os projetos, dizendo que o público precisa compreender o processo criativo.

Fonte: CTV Montreal