
O Quebec introduziu uma lei que levará a que esta seja a primeira província a exigir aos fabricantes de automóveis que vendam ou aluguem um número mínimo de veículos de emissão zero.
O Ministro do Meio Ambiente David Heurtel diz que o objetivo é aumentar o número de veículos de “plug-in” oferecidos aos consumidores, incluindo veículos elétricos e híbridos.
Se for aprovada na Assembleia Nacional, a lei exigirá aos fabricantes de automóveis que atinjam as metas de vendas mínimas estabelecidas pelo governo no início de 2018.
Será aplicável aos construtores que vendem mais de 45.000 novos veículos por ano, o que representa 99 por cento do mercado do Quebec.
O projeto de lei permitirá que as empresas possam vender – ou dar – os seus créditos a outro fabricante que precisa deles e é inspirado numa legislação semelhante na Califórnia.
Até à data de 1 de janeiro de 2016 havia 8.188 veículos elétricos no Quebec, cerca de metade dos quais são operados em Montreal.
Esta notícia surge antes do Simpósio e Exposição Mundial para Veículos Elétricos que será realizada em Montreal entre 19 e 22 de junho de 2016.
Fonte: CTV Montreal/com arquivos da Canadian Press
