

O primeiro-ministro de Itália, Enrico Letta, fez o anúncio da demissão, pouco depois da direção do seu partido ter aprovado a formação de um novo governo que tudo indica que passa a ser liderado por Matteo Renzi, o líder do Partido Democrático (PD, centro-esquerda).
Agora, Enrico Letta vai apresentar a demissão ao Presidente da República, Giorgio Napolitano e assume a liderança, Renzi que até há pouco tempo, dizia que não queria a liderança do executivo.
Matteo Renzi foi eleito para a liderança do Partido Democrata em dezembro último, defendendo a formação “necessária e urgente” de “um novo governo”.
O primeiro-ministro demissionário Enrico Letta foi indigitado em abril do ano passado pelo Presidente, Giorgio Napolitano, para formar um governo de coligação com o centro-direita, capaz de pôr fim ao impasse criado pela enorme fragmentação dos votos nas eleições legislativas de fevereiro de 2013.
Matteo Renzi, actual presidente da câmara de Florença, foi eleito líder do PD a 8 de dezembro último, com uma expressiva vitória de 68%, na sequência de uma campanha caraterizada por críticas a Letta.
