NOVA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL ESPERA AJUDAR OS FREQUENTADORES DE BARES EM RISCO

(Getty images)
(Getty images)
(Getty images)
(Getty images)

A Aliança de Saúde Estudantil do Québec está a tentar convencer os bares de estudantes a participar numa campanha que ajudará as pessoas a escapar de situações potencialmente perigosas.
A iniciativa “pedir um Angelot” vai permitir uma saída mais fácil aos homens e mulheres que se sentem ameaçados em bares.
Até agora, apenas dois bares entraram na campanha – Resto Bar La Maisonnée, perto da Universidade de Montreal, e o Pub Universitaire da Universidade Laval.
O Angelot não é uma bebida, mas uma palavra de código a avisar o pessoal do bar que um cliente está em apuros.
A partir do momento em que alguém solicita um Angelot, o pessoal irá ajudá-lo a sair do bar, sem fazer perguntas.
Os clientes são incentivados a solicitar determinadas bebidas, dependendo da sua situação:
– Angelot sem gelo: se é pedido um Angelot sem gelo, o pessoal do bar terá de levar o cliente para um lugar seguro. Uma vez afastado da situação, é dado tempo ao cliente para decidir se ele ou ela quer voltar para dentro, ou gostaria de falar sobre o comportamento da pessoa que os ameaçou.
– Angelot com gelo: esta ordem de bebida indica que a pessoa quer sair imediatamente. A equipa irá ajudá-la a sair e chamar um táxi.
– Angelot com limão: Isso indica que a pessoa foi vítima de um assalto e será necessário chamar a polícia. O pessoal do bar irá levá-la para outro lugar e aguardar a chegada da polícia.
Um grande objetivo do programa passa por preparar a equipa de funcionários quanto ao código para que, quando necessário, saibam como ajudar as pessoas que pedem ajuda.
A iniciativa espera envolver entre 40 a 50 bares e imitar campanhas semelhantes nos Estados Unidos e na Europa.
Fonte: CBC News