Notícias dos Açores: Saúde mental em São Miguel

Foto: José Raimundo
Foto: José Raimundo

A pandemia exacerbou os problemas de saúde mental, sobretudo entre os profissionais de saúde. A pensar nisso, a Unidade de Saúde da ilha de São Miguel criou a iniciativa ‘ForteMente’, para ajudar as equipas médicas a lidarem com estados de exaustão. O programa, que já vai na sua segunda edição, contemplou recentemente 4 dias de atividades lúdicas e desportivas, na Povoação. Dezenas de profissionais de saúde estiveram presentes, acompanhados por uma equipa de reportagem da CMCTV.

Para manter a mente sã, não há nada melhor do que a natureza e o desporto.

Um aspeto que esteve em destaque durante quatro dias em junho, numa iniciativa promovida pela Unidade de Saúde da ilha de São Miguel.

No âmbito do programa ‘ForteMente’, 90 profissionais de saúde participaram em atividades desportivas e lúdicas, na Povoação.

Os profissionais de saúde foram dos mais afetados, do ponto de vista mental, durante a pandemia.

Em Portugal, mais de metade apresentava, em 2020, sinais de exaustão física ou psicológica e burnout relacionados com o exercício da sua atividade durante a crise da Covid-19.

Também no Canadá há estudos que revelam os problemas vividos no seio das equipas de saúde durante a pandemia. Mais de metade dos médicos canadianos entrou em burnout, quase o dobro do valor registado no período pré-pandemia.

O evento decorreu nos dias 15, 17, 20 e 21 de junho e contou com a participação do Clube Naval da Povoação.