Notícias dos Açores: Bolieiro cumprimenta Cônsul dos EUA nos açores

Foto: NO Revista
Foto: NO Revista

Nos Açores, a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem acompanhado as consequências do mau tempo nas Feteiras, na cidade, que obrigou ao realojamento de 15 pessoas. Dizemos-lhe ainda que o presidente do Governo Regional apresentou esta segunda-feira cumprimentos de bom Ano Novo à Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, apresentou na segunda-feira, dia 10 de janeiro, no Palácio de Sant’Ana, cumprimentos de bom Ano Novo à cônsul dos Estados Unidos nos Açores, lembrando a “amizade” entre os dois povos e a “presença histórica” dos norte-americanos no arquipélago.

Devido à pandemia da Covid-19, não se realizou este ano o tradicional convívio no Palácio de Sant’Ana com o corpo consular presente na Região.

Na reunião, foi “acentuado” o “bom relacionamento” entre “a Região Autónoma dos Açores, o Governo Regional e o Consulado Norte-Americano”, deixando também o Presidente do Governo uma palavra a todos os açorianos e açor-descendentes que escolheram os Estados Unidos para residir.

Apesar de haver um vice-cônsul nos Açores desde 1790, o Consulado dos Estados Unidos nos Açores só foi formalmente estabelecido a 7 de julho de 1795, quando John Street foi promovido a cônsul.

A atual cônsul, Kathryn Hammond, é diplomata desde 2005 e já passou, por exemplo, por Kabul e pelo Rio de Janeiro.

Além disso, a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a acompanhar as famílias das Feteiras afetadas pelo mau tempo, bem como os trabalhos de limpeza, que visam a segurança das populações.

O autarca Pedro Nascimento Cabral esteve na freguesia na sexta-feira, dia 7 de janeiro, para “mais uma vez e in loco, inteirar-se do andamento dos trabalhos, não só ao nível da limpeza de caminhos, mas também no que diz respeito ao apoio às populações”.

O presidente da Câmara reiterou que as populações podem contar com a total solidariedade da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Recorde-se que as Feteiras foram uma das freguesias mais afetadas pelo mau tempo registado no dia 31 de dezembro. As enxurradas obrigaram ao realojamento de 15 pessoas.