Notícias dos Açores

FOTO: AGÊNCIA ECCLESIA
FOTO: AGÊNCIA ECCLESIA

Viajamos para os Açores para lhe darmos conta que da saída de D. João Lavrador da diocese dos Açores para rumar a Viana do Castelo. O bispo, titular da Diocese de Angra desde 2016, altura em que substituiu D. António de Sousa Braga, diz que sai das ilhas com a consciência do dever cumprido.

E o atum volta a poder ser descarregado em São Miguel e Santa Maria. Existem agora novas regras para a captura e desembarque do atum bonito e voador.

ATUM DESCARREGADO EM SÃO MIGUEL E SANTA MARIA
O Governo Regional dos Açores alterou os limites à captura e desembarque de atum na região, alargando as quantidades em São Miguel e Santa Maria e passando a incluir a espécie atum voador.

Na anterior portaria, publicada a 2 de setembro, era regulada apenas a pescaria do atum bonito nas ilhas do Pico, Terceira, São Miguel e Santa Maria. As quantidades agora permitidas são semelhantes, com exceção da ilha de Santa Maria, em que a captura, manutenção a bordo, transbordo e desembarque” de atum bonito estava limitada a “quatro toneladas, por cada período de quatro dias”.

As embarcações com comprimento de 20 metros ou mais estavam autorizadas a capturar e a descarregar 10 toneladas, por cada quatro dias, mas apenas nas ilhas do Pico e Terceira, sendo agora o limite alargado às ilhas de São Miguel e Santa Maria.

O Executivo açoriano garante que “foram ouvidas as associações representativas do setor”.

JOÃO LAVRADOR DEIXA DIOCESE DOS AÇORES
D. João Lavrador foi nomeado pelo Papa como bispo de Viana do Castelo. O bispo dirigiu uma mensagem aos católicos dos Açores, onde se encontrava desde 2015,

“Sinto vivamente em mim a experiência pastoral tão rica destes seis anos, passados nesta maravilhosa Diocese de Angra e Ilhas dos Açores. Marcou-me o contacto com as suas gentes, com a sua cultura, com a sua religiosidade, com o seu empreendedorismo, com os seus projetos, mas também com as suas dificuldades”, escreve o responsável, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA.

O bispo eleito de Viana diz deixar os Açores “muito mais enriquecido humana, cultural, pastoral e espiritualmente e em experiência de vida cristã”.

“Sinto o meu dever, porque brota do mais profundo de mim mesmo, apresentar uma palavra de reconhecimento e de gratidão a todo o Povo de Deus desta diocese”.

A 29 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou D. João Lavrador como bispo coadjutor de Angra, tendo tomado posse da diocese açoriana a 15 de março do ano seguinte, como sucessor de D. António Sousa Braga.