Nota de pesar: Faleceu a emigrante açoriana Maria Isaltina aos 101 anos

Faleceu, a 23 de novembro, em Toronto a centenária emigrante açoriana Maria Isaltina, natural de São Miguel, aos 101 anos de idade .

Maria Isaltina chegou ao Canadá com 43 anos e com os três filhos, no dia 13 de novembro de 1966, em busca de uma vida melhor e de oportunidades que lhes permitissem escapar das adversidades da guerra colonial portuguesa, para a qual temia que o seu filho fosse convocado.

Chegou a Toronto seis meses depois do marido, que foi o primeiro a deixar a ilha para preparar a chegada da restante família.

Vindos de São Vicente Ferreira, em São Miguel, um lugar onde, nem mesmo a energia elétrica era uma realidade cotidiana, a família teve que se adaptar rapidamente a um lugar diferente, com uma língua e costumes diferentes, enfrentando as dificuldades iniciais com coragem e determinação.

Aquando da chegada a Toronto, os filhos mais velhos encontraram empregos para ajudar a sustentar a família, o mais novo foi para a escola e Maria assumiu o papel de provedora e educadora, transmitindo aos seus filhos os valores de amor, responsabilidade financeira e administração do lar.

Maria Isaltina sempre acreditou que chegaria aos cem anos de idade, embora poucos compartilhassem dessa mesma convicção. A comemoração do centenário foi registada pela CMCTV numa reportagem especial em julho do ano passado

Maria Isaltina, a emigrante açoriana que atravessou fronteiras e rompeu barreiras, deixa um legado de perseverança e amor, mostrando a todos que a determinação e a fé podem mover montanhas e fazer os sonhos tornarem-se  realidade.

O velório realizou-se a 26 de novembro, na Cardinal Funeral Homes, Capela da Bathurst, em Toronto, e Isaltina foi sepultada no Cemitério Mt. Pleasant, a 27 de novembro.