Norovírus: casos aumentam no Canadá

Foto: Pexels-Burst
Foto: Pexels-Burst

O norovírus muito contagioso que é conhecido por causar inflamação do estômago e dos intestinos está a aumentar em todo o país, mas, não é invulgar durante esta época do ano, segundo a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC).

O número de casos de norovírus tem vindo a aumentar tanto a nível nacional como dentro de várias províncias canadianas desde Janeiro, segundo a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC) As infecções aumentaram em British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Ontário, e New Brunswick, bem como Newfoundland e Labrador, informou a agência.

A agência observou que o número de casos reportados ao Programa Nacional de Vigilância Entérica (NESP) desde 1 de Janeiro é geralmente comparável com o número de casos reportados no mesmo período sazonal dos anos anteriores.

Embora não haja medicamentos prescritos para tratar o norovírus, de acordo com o site da Health Canada, a maioria das pessoas começa a sentir-se melhor no prazo de dois a três dias após a infeção.

Não há “efeitos a longo prazo para a saúde”. As pessoas também podem contrair norovírus mais do que uma vez”, afirma a Agência de Saúde Pública do Canadá no seu website.

Segundo o Dr. Isaac Bogoch, um especialista em doenças infeciosas no Toronto General Hospital, muitas pessoas sofrem náuseas e vómitos bastante significativos após a infeção, mas depois as pessoas tendem a recuperar nos próximos dias.

Alguns sintomas de norovírus incluem diarreia, dores de estômago e cólicas. Alguns podem também experimentar arrepios, fadiga, dores de cabeça, dores musculares e até febre baixa.

No entanto, a maioria das pessoas faz “uma recuperação total”, do norovírus, disse Bogoch.

“Só temos de vigiar os indivíduos mais vulneráveis, especialmente os mais jovens e os mais velhos que possam não ser capazes de acompanhar os seus fluidos e eletrólitos”, afirmou o médico.

A chave para os canadianos seguirem a fim de travar a propagação são a higienização das mãos e ficar em casa quando se sentem doentes.

“Sabão e água são a forma mais apropriada de lavar as mãos. O norovírus é bastante resistente. Pode aderir a superfícies e sobreviver em superfícies com bastante facilidade, os higienizadores de mãos a álcool não fazem um trabalho tão bom como o sabão e a água”, advertiu Bogoch.

O Norovírus pode infetar pessoas de todas as idades e a maioria dos surtos ocorrem em aglomerados e em locais onde as pessoas entram em contacto próximo, como escolas, navios de cruzeiro ou hospitais.