

A ativista Nellie McClung (Famous Five) é a escolha número 1 para se tornar a primeira mulher canadiana na frente de uma das notas de banco do país, de acordo com um recente inquérito online.
O inquérito constatou que 27 por cento dos inquiridos escolheram McClung, uma sufragista que lutou para que as mulheres fossem legalmente reconhecidas como pessoas no Canadá.
A político Therese Casgrain, a engenheira aeronáutica Elsie MacGill, a autora Lucy Maud Montgomery, a artista Emily Carr, e a ativista negra e empresária Viola Desmond completaram o top seis de escolhas.
Todas as 12 opções no inquérito vieram da longa lista de candidatos criados pelo conselho consultivo do Banco do Canadá. O conselho estreitou as suas escolhas depois de receber mais de 18.000 apresentações durante uma consulta pública para as nomeações no início deste ano.
Os restantes seis candidatos receberam menos de 10 por cento dos votos na votação. Eles foram a poeta E. Pauline Johnson, a autora Gabrielle Roy, a artista Pitseolak Ashoona, a sufragista Idola Saint-Jean, a humanitária Lotta Hitschmanova e a atleta Fanny (Bobbie) Rosenfeld.
O Angus Reid Institute realizou o inquérito junto de 1.517 adultos canadianos que são membros do seu fórum online entre 10 e 13 de maio. O organismo profissional da indústria de sondagem, a Marketing Research and Intelligence Association, diz que não pode ser atribuída uma margem de erro aos inquéritos online, porque estes não são uma amostra representativa da população.
O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou no início deste ano que uma mulher iria ser apresentada na próxima emissão de notas que deve sair em 2018.
Quatro em cada cinco entrevistados no inquérito concordam que pelo menos uma mulher que não seja a rainha deve constar na frente de uma nota do Canadá.
Já houve anteriormente mulheres numa nota de banco canadiana, embora não na frente.
As Cinco Famosas, juntamente com Casgrain, foram destaque no verso de uma nota de 50 dólares revelada em 2004. No entanto, as mulheres foram retiradas da nota em 2011, quando foi introduzida uma nova versão de polímero.
Fonte: Canadian Press
