NDP RECEBE APOIO DOS VERDES PARA FORMAR GOVERNO MINORITÁRIO NA COLÚMBIA BRITÂNICA

THE CANADIAN PRESS/Chad Hipolito
THE CANADIAN PRESS/Chad Hipolito
THE CANADIAN PRESS/Chad Hipolito
THE CANADIAN PRESS/Chad Hipolito

Foi alcançado um acordo que prepara o caminho para o NDP formar um governo minoritário na Colúmbia Britânica com o apoio do Partido Os Verdes.

O líder do NDP, John Horgan, e Andrew Weaver, dos Verdes, anunciaram ontem o acordo que eles afirmam vai permitir um governo de minoria estável nos próximos quatro anos.

Weaver disse que o grupo parlamentar d’Os Verdes votou a favor do acordo e o NDP tem prevista uma votação na terça-feira.

Os detalhes do acordo não serão divulgados até que o acordo seja aprovado pelo grupo parlamentar dos Novos Democratas.

O Partido Liberal ficou a um assento parlamentar de conquistar um governo de maioria nas eleições de 9 de maio.

A eleição não produziu um claro vencedor na legislatura de 87 assentos, com os Liberais a deter 43 assentos, o NDP 41 e os Verdes (3).

Pela primeira vez na história canadiana, os resultados das eleições deixaram o partido Os Verdes na posse do equilíbrio de poder.

Como o primeiro-ministro em exercício com o maior número de assentos, Clark terá, em condições normais, a primeira oportunidade de formar um governo – dada pelo tenente-governador – não se sabendo se os Liberais ainda irão tentar obter o apoio da legislatura.

Weaver disse que seu escritório informou Clark sobre o resultado das suas negociações, depois de tentar chegar a um acordo com os Liberais e com o NDP.

De acordo com os termos do acordo, os Verdes apoiarão o programa legislativo do NDP, mas não há planos para alguém no grupo parlamentar de Weaver assumir uma pasta ministerial.

Fonte: Canadian Press