NDP NO TOPO DO ÍNDICE DE NANOS PELA SÉTIMA SEMANA CONSECUTIVA

nanos (índice)Ao longo de sete semanas seguidas, o NDP tem permanecido no topo do Nanos Party Power Index. Os seus 56 pontos de um total possível de 100 iguala o máximo que o partido de Tom Mulcair já registou no índice, e coloca-os um total de cinco pontos acima do segundo lugar ocupado pelos Liberais.
• NDP: 56 (mais um ponto)
• Liberais: 51 (sem alterações)
• Conservadores: 50 (sem alterações)
• “Os Verdes”: 31 (menos um ponto)
• Bloc: 32 (sem alterações)
Desde que o Nanos Party Power Index começou a acompanhar, em agosto de 2013, o NDP só alcançou 56 pontos por três vezes – esta semana, e duas semanas em junho. O seu impulso positivo de verão contrasta com uma queda do partido Liberal. O partido de Justin Trudeau regista um mínimo histórico de 51 pontos nas últimas duas semanas.
O NDP também está numa onda positiva em relação aos Conservadores, com o partido do primeiro-ministro Stephen Harper abaixo dos 54 pontos.
Já o Bloc Quebecois está numa alta de dois anos, tendo conseguido 32 pontos nas últimas duas semanas.
Quando perguntado se cada líder do partido tinha as qualidades de um líder, Mulcair encontrava-se firmemente em terceiro lugar, há quatro meses, com apenas 51 por cento dos entrevistados a responder afirmativamente.
Agora, Mulcair está à frente dos líderes de partidos com 60 por cento dos entrevistados a afirmar que o rosto do NDP tem as qualidades de um bom líder.
Cerca de 53 por cento dos inquiridos também pensaram que Harper tinha as qualidades de um bom líder, enquanto que Trudeau está com um mínimo de dois anos com 48 por cento.

O Nanos Party Power Index dispõe de um cabaz de bens políticos que inclui preferências de voto, os eleitores acessíveis, pontos de vista sobre o PM preferido e avaliações dos líderes. Este é modelado segundo um índice de confiança padrão. Os resultados são baseados numa média móvel de quatro semanas de uma opinião solicitada através de um inquérito telefónico aleatório de 1.000 canadianos no período que terminou a 3 de julho de 2015. O índice tem uma margem de erro de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.

Fonte: CTV News