

Os novos democratas da Colúmbia Britânica tomaram posse como governo, depois de 16 anos na posição de partido da Oposição.
Numa cerimónia marcada por tambores e músicas das Primeiras Nações, o primeiro-ministro John Horgan apresentou o seu elenco governamental para um governo que tem uma vantagem de um assento parlamentar sobre os Liberais, depois de conseguir um acordo com os três membros do partido “Os Verdes”, logo após as eleições realizadas em maio.
Horgan sublinhou na terça-feira que o seu elenco governamental é o primeiro na Colúmbia Britânica a alcançar a paridade de género, com 10 mulheres no ministério e uma nomeada como ministra de Estado.
O primeiro-ministro da Colúmbia Britânica, John Horgan, fala na Casa do Governo, pouco depois da cerimónia de juramento e tomada de posse na terça-feira, 18 de julho de 2017.
Seis membros da assembleia legislativa foram nomeados como secretários parlamentares, abrangendo áreas como a redução da pobreza e a preparação para emergências.
O NDP também criou um novo Ministério da Saúde Mental e Vícios, com a ex-crítica de saúde Judy Darcy no leme, já que o número de mortes por overdoses de opioides continua a subir na Colúmbia Britânica.
Carole James, é agora vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, enquanto o novo democrata Mike Farnworth assume a pasta de procurador geral e ministro da segurança pública.
O líder do Partido “Os Verdes”, Andrew Weaver, deu os parabéns a Horgan e ao seu elenco governamental, sublinhando que este governo minoritário representa uma “oportunidade única para fazer a política de maneira diferente na Colúmbia Britânica”.
Fonte: Canadian Press