
Cidade do Panamá, 30 ago 2025 (Lusa) – Um navio de guerra norte-americano entrou no canal do Panamá em direção às Caraíbas, testemunhou a agência France-Presse, numa altura em que os planos de destacamento militar de Washington naquela região está a provocar a reação venezuelana.
O cruzador de mísseis guiados USS Lake Erie passou por volta das 21:30 locais (03:30 em Lisboa) por uma das eclusas do canal vindo do Pacífico, seguindo para leste em direção ao Atlântico, observaram jornalistas da agência de notícias France-Presse (AFP), apontando para uma travessia de oito horas para percorrer 80 quilómetros.
O cruzador, com o número 70 em letras brancas no casco, permaneceu atracado nos últimos dois dias no porto de Rodman, na entrada do canal pelo lado do Pacífico.
Os Estados Unidos anunciaram o envio de vários navios de guerra para as Caraíbas com o objetivo de combater o narcotráfico internacional.
Washington anunciou, na semana passada, o envio de três contratorpedeiros para as costas da Venezuela. Na terça-feira, um responsável dos EUA, que pediu para não ser identificado, disse à AFP que o Presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu enviar também o USS Lake Erie e o submarino de ataque nuclear USS Newport.
Em resposta, a Venezuela anunciou o destacamento de navios da Marinha e drones para patrulhar águas territoriais.
Washington e Caracas estão em conflito há vários anos, e Donald Trump veio acentuar a pressão sobre o homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, cuja reeleição em julho de 2024 não foi reconhecida pelos Estados Unidos, que na altura eram liderados pelo democrata Joe Biden.
No início de agosto, o Governo Trump duplicou para 50 milhões de dólares (42,7 milhões de euros) a recompensa oferecida por qualquer informação que levasse à prisão de Nicolás Maduro, acusado de liderar um “cartel narcoterrorista”.
CAD // EA
Lusa/Fim