Lisboa, 31 mar (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, admite que foi estudada a hipótese de o Novo Banco ser nacionalizado, mas advogou que essa opção, a ser implementada, implicaria encargos para os contribuintes de até 4,7 mil milhões de euros.
“Estudámos bem essa solução”, disse Costa, questionado sobre uma eventual nacionalização do Novo Banco, cenário que traria um “impacto muito distinto” junto dos contribuintes do que decorre da venda da entidade.
E concretizou: Em vez de a Lone Star injetar mil milhões de euros no banco, “o Estado teria de realizar o capital inicial”, que seria “entre 4,0 mil e 4,7 mil milhões de euros”, porque as regras comunitárias implicam o reconhecimento imediato de eventuais necessidades futuras.