Mundial, aniversário e arte

Correio da Manhã Canadá

Vivemos dias neste mês de muita expectativa e esperança, no que se refere ao chamado desporto rei em Portugal, e esta expectativa alarga-se até ao Canadá, onde a comunidade de língua portuguesa não perde pitada dos jogos, sejam eles do seu país natal, sejam eles do país que os acolheu. O Canadá participa no campeonato mundial pela primeira vez em 36 anos, e foi com muita emoção e esperança que os canadianos assistiram aos jogos. Com as duas derrotas nos primeiros jogos, o país não passou da fase de grupos, mas a emoção manteve-se no rosto de quem assistiu a um golo histórico no primeiro minuto de jogo contra a Croácia. Se não chegou para ganhar o jogo, foi, no entanto, grande o bastante para encher os corações de orgulho perante uma equipa que não desistiu. O Canadá joga o próximo jogo apenas para cumprir o calendário, mas já com o foco no Mundial 2026.

Já o Brasil começou o campeonato como favorito e não decepcionou. Venceu a Sérvia com dois golos de um novo craque: Richarlison, um deles considerado o mais bonito de todos, até ao momento. Ontem, sem a estrela da equipa, Neymar, que está lesionado, o Brasil venceu a Suíça pela primeira vez na história do mundial, e ainda garantiu a qualificação para a próxima fase. Portugal também não decepcionou. Fez bonito na estreia contra Gana ao vencer e, num jogo difícil contra o Uruguai, venceu os sul-americanos garantindo também a sua qualificação para os oitavos de final. No suplemento especial ‘Sponsored by LiUNA Feel the Power’, que faz parte desta edição, saberá tudo ao pormenor sobre os jogos recentes do Mundial. Lembrando que as edições especiais do Mundial estarão disponíveis diariamente até ao dia 19 de dezembro.

E ainda a falar de festa, a atmosfera na comunidade luso-canadiana é de celebração não apenas pelo bom desempenho da seleção das quinas. Foi também de comemoração o que se tratou este fim de semana no Centro Cultural Português de Mississauga que cumpriu 48 anos de existência no Canadá. Poderá acompanhar nesta edição tudo sobre a festa do CCPM, assim também como uma reportagem especial sobre a exposição ‘Fall 2022, Artic/Amazon: Networks of Global Indigeneity’ que acontece na ‘Power Plant Contemporary Art Gallery’ em Toronto até 31 de dezembro, com entrada gratuita.

Boa leitura!