Mundial 2022

FOTO: CANADA SOCCER
FOTO: CANADA SOCCER

Selecionador John Herdman fez convocatória

O selecionador de futebol do Canadá, John Herdman, fez ontem a convocatória para o Mundial 2022. Destaque para as presenças dos luso-canadianos Steven Vitória e Stephen Eustáquio nos 26 eleitos. O Canadá prepara o primeiro duelo frente à poderosa Bélgica no torneio, depois da última presença no México em 1986. O jogo está marcado para daqui a nove dias.

A emoção tomou conta dos que foram chamados, como revelam as imagens que nos chegam das redes sociais de Liam Fraser, médio da seleção do Canadá, visivelmente emocionado.

Faz a estreia no Catar aos 24 anos. Não era nascido, quando o ‘soccer’ canadiano chegou a um mundial pela primeira vez, no México, em 1986.

“Quando soube que fazia parte das escolhas, tive uma sensação de alívio. Foi uma oportunidade para olhar para trás e ficar realmente orgulhoso da resiliência que tive neste processo”, conta o médio.

Se Fraser não era nascido, Alphonso Davies, de 22 anos, muito menos. O melhor futebolista da história do Canadá, nasceu como um refugiado e alcançou o sonho de levar o país que lhe abriu as portas ao topo do mundo.

“Uma criança que nasceu num campo de refugiados, não seria suposto fazer isto! Mas aqui estamos e vamos para o Campeonato do Mundo. Não deixem que vos digam que os sonhos não são reais. Continuem a sonhar, continuem a atingir”, escreveu a estrela do Canadá nas redes sociais.

De Portugal, chegam os luso-canadianos Steven Vitória e Stephen Eustáquio. O médio portista que tem sido revelação na Primeira Liga colocou nas redes sociais o próximo destino: “Fifa World Cup 2022”.

Eustáquio, Vitória, Davies e Fraser fazem parte dos 26 eleitos de John Herdman que vão representar o Canadá na competição mundial mais vista do planeta. O selecionador nacional fala de uma competição dura e que a união do grupo vai ser determinante.

“Penso que bem no centro está a lealdade, a confiança e a irmandade. Creio que isto vai ser um fator X para o Canadá neste Campeonato do Mundo”.

Quem já prepara a ida para o Catar são os “The Voyagers”, um grupo de adeptos do ‘soccer’ canadiano fundado em 1996, conhecido pelo apoio às seleções nacionais do Canadá.

O primeiro duelo da seleção nacional no Mundial do Catar é com a Bélgica que está no segundo lugar do Ranking FIFA, somente atrás do Brasil. O jogo do Grupo F está marcado para as 14h00, na quarta-feira, 23 de novembro, no Al Rayyan Stadium, com capacidade para 44.740 espectadores.

Convocados

Guarda-redes: Milan Borjan, James Pantemis e Dayne St. Clair

Defesas: Sam Adekugbe, Derek Cornelius, Alistair Johnston, Richie Laryea, Kamal Miller, Steven Vitoria e Joel Waterman

Médios: Atiba Hutchinson, Stephen Eustáquio, Liam Fraser, Mark-Anthony Kaye, Ismail Kone, Jonathan Osorio, Samuel Piette e David Wotherspoon

Avançados: Tajon Buchanan, Lucas Cavallini, Jonathan David, Alphonso Davies, Junior Hoilett, Cyle Larin, Liam Miller e Ike Ugbo