‘MOONLIGHT’ NOMEADO MELHOR FILME PELA ASSOCIAÇÃO DE CRÍTICOS DE CINEMA DE TORONTO

Esta imagem divulgada pela A24 mostra Alex Hibbert, primeiro plano, e Mahershala Ali numa cena do filme,
Esta imagem divulgada pela A24 mostra Alex Hibbert, primeiro plano, e Mahershala Ali numa cena do filme, "Moonlight". (David Bornfriend / A24 via AP)
Esta imagem divulgada pela A24 mostra Alex Hibbert, primeiro plano, e Mahershala Ali numa cena do filme, "Moonlight". (David Bornfriend / A24 via AP)
Esta imagem divulgada pela A24 mostra Alex Hibbert, primeiro plano, e Mahershala Ali numa cena do filme, “Moonlight”.
(David Bornfriend / A24 via AP)

A Associação de Críticos de Cinema de Toronto nomeou “Moonlight” como o melhor filme do ano e também anunciou os nomeados para o seu próximo prémio de 100 mil dólares para um filme canadiano.

“Moonlight”, uma história do realizador americano Barry Jenkins, também venceu na categoria de melhor ator secundário, Mahershala Ali, atribuído pela TFCA, no domingo.

A comédia alemã-austríaca “Toni Erdmann” conquistou três grandes prémios, incluindo o de melhor realizador para Maren Ade e o de melhor filme em língua estrangeira.

O drama de Kenneth Lonergan “Manchester by the Sea” venceu dois prémios, de melhor argumento e melhor atriz secundária para Michelle Williams.

Outros vencedores incluíam Adam Driver para o melhor ator de “Paterson”, “Zootopia” para o melhor filme animado, e “Cameraperson” para o Prémio de Documentário Canadian Tire Allan King, no valor de 5 mil dólares.

Os nomeados para o Prémio Melhor Filme Canadiano Rogers são: “How Heavy This Hammer” de Kazik Radwanski, “Operation Avalanche” de Matt Johnson e “The Stairs” de Hugh Gibson.

O vencedor será anunciado na gala de entrega dos prémios TFCA em Toronto, dia 10 de janeiro de 2017, onde Denis Villeneuve, diretor de Québec, receberá o Prémio Especial de Excelência (20.º aniversário).

“Os filmes vencedores deste ano não só sinalizaram temas de diversidade”, disse o presidente da TFCA, Brian D. Johnson, em comunicado, “mas também representaram uma grande diversidade de estilos de cinema.

Fonte: Canadian Press