MONTREAL: MÉLANIE JOLY QUER QUE TODOS OS CONTRATOS SEJAM TORNADOS PÚBLICOS

Mélanie Joly

Mélanie Joly Para “restaurar a confiança” entre os cidadãos e os seus representantes eleitos, Mélanie Joly solicita que todos os contratos celebrados pela administração sejam tornados públicos. Ela aponta especialmente os contratos de menos de 25 000 dólares, atualmente concedidos por mútuo acordo e que não são sujeitos a debate no conselho municipal.

Ainda esta semana o presidente da câmara municipal, Denis Coderre teve que de defender a adjudicação de um contrato semelhante a uma empresa que inclui na sua administração um membro da sua campanha. “Este é um caso de favoritismo”, retorquiu Joly, que reuniu jornalistas esta manhã na câmara municipal. “Para combater qualquer forma de conluio, corrupção ou favoritismo, exigimos que todos os contratos sejam tornados públicos.

“Mas será que o facto de tornar públicos todos os contratos abaixo de 25 000 dólares vai revelar outros casos do dito “favoritismo”? Mélanie Joly responde que “esta questão deve ser colocada ao Sr. Coderre. Eu apenas quero garantir que haja transparência.” Para Coderre, que tanto defende uma política de transparência, este é mais um desafio nas brechas da sua administração.