MOEDA “BIG MAPLE LEAF” AVALIADA EM MILHÕES ROUBADA NA ALEMANHA

Foto de arquivo (Marcel Mettelsiefen / dpa via AP)
Foto de arquivo (Marcel Mettelsiefen / dpa via AP)
Foto de arquivo (Marcel Mettelsiefen / dpa via AP)
Foto de arquivo (Marcel Mettelsiefen / dpa via AP)

Uma enorme moeda de ouro emitida pela Royal Canadian Mint foi roubada de um museu na Alemanha.

A polícia de Berlim diz que ladrões entraram no museu Bode, na capital alemã, antes do amanhecer de segunda-feira e saíram com a moeda de ouro que vale milhões de dólares.

A moeda “Big Maple Leaf”, que tem três centímetros de espessura, com um diâmetro de 53 centímetros, tem um retrato da Rainha de um lado e folhas de ácer do outro.

O museu, que tem uma das maiores coleções de moedas do mundo, explicou no seu site que a moeda foi emprestada para a sua coleção numismática desde 2010. Esta foi emitida pela Royal Canadian Mint em 2007 e consta no livro de recordes do Guinness pela sua pureza de 999,99/1000 de ouro.

O porta-voz da Royal Canadian Mint, Alex Reeves, esclarece que a moeda não pertence à casa da moeda e que o dono é desconhecido.

Ele refere que a moeda tem um valor nominal de 1 milhão de dólares, mas considerando o peso, esta teria um valor de quase 4,5 milhões de dólares, a preço de mercado.

A Casa da Moeda ainda tem na sua posse a moeda original “Big Maple Leaf”, que de acordo com Reeve foi feita há 10 anos, quando a casa da moeda lançou as suas moedas de ouro de uma onça.

Reeves acrescentou que logo após a apresentação da moeda original “Big Maple Leaf”, várias pessoas pediram para comprar uma.

Um total de cinco moedas foram produzidas e vendidas dessa forma. A moeda roubada na Alemanha é um desses cinco exemplares.

O porta-voz do museu Stefen Petersen disse na segunda-feira que os ladrões aparentemente entraram por uma janela, por volta das 03:30 horas da manhã, invadiram um armário onde a moeda era guardada e escaparam com ela, antes da chegada da polícia.

Fonte: Canadian Press