
A Câmara dos Comuns votou hoje uma nova moção do Partido Conservador, desta vez, para investigar a resposta dos liberais à pandemia. Ao contrário da semana passada, Justin Trudeau não converteu a proposta num voto de confiança ao seu governo minoritário.
A possibilidade de novas eleições federais no Canadá foi novamente afastada, pelo menos para já. O primeiro-ministro decidiu, desta vez, não transformar uma moção conservadora num voto de confiança ao seu governo minoritário.
Na sua segunda moção apresentada num espaço de duas semanas, o Partido Conservador propôs uma investigação minuciosa à resposta do governo federal à pandemia. Na proposta, os conservadores obrigam os liberais a entregaram toda a documentação relacionada com a gestão da crise da covid-19 ao comité da Saúde da Câmara dos Comuns.
A proposta tem gerado discórdia no universo empresarial, científico e político. A gigante farmacêutica Pfizer, por exemplo, disse, pouco antes da votação, estar preocupada com a partilha de informação dos seus segredos comerciais.
A moção foi votada esta segunda-feira, dia 26 de votação. O resultado da votação não era ainda conhecido, até ao fecho desta edição impressa.