Moçambique precisa de 1,3 ME para conter cratera que arrisca isolar cidade de Pemba

Pemba, Moçambique, 17 jul 2025 (Lusa) — A Administração Nacional de Estradas (ANE) de Moçambique precisa de 100 milhões de meticais (1,3 milhões de euros) para conter uma cratera que receia vir a isolar a cidade de Pemba, em Cabo Delgado, divulgou hoje a instituição.

“Dos levantamentos que fizemos ronda a mais de 100 milhões de meticais, mas onde buscarmos estes recursos, ou fundos, ainda não temos e estamos neste momento a identificar prováveis parceiros que poderão financiar este projeto”, disse aos jornalistas Jorge Govanhiça, delegado da ANE em Cabo Delgado, norte de Moçambique.

A cratera em causa resulta da erosão e está a dois metros da estrada Nacional 1 (N1), que liga a cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, norte de Moçambique, ao resto do país, apresentando 50 metros de profundidade e mais de 500 metros de extensão.

“Temos fé de que tudo está a ser feito para que não tenhamos corte da estrada N1. Haverá alguma intervenção”, disse o dirigente, assumindo a prioridade de evitar a interrupção da ligação.

De acordo com o delegado da ANE, o plano das autoridades é usar pedras para conter a erosão, que ameaça também destruir um número indeterminado de casas na envolvente.

RYR // MLL

Lusa/Fim