MOÇAMBIQUE CAI DEZ POSIÇÕES NO ÍNDICE GLOBAL DE PAZ DE 2017

LusaRedação, 01 jun (Lusa) — Moçambique foi o país lusófono que mais caiu no Índice Global de Paz de 2017, ficando na 78.ª posição (era 68.º), enquanto Portugal é o mais bem classificado (3.º lugar) e a Guiné-Bissau o pior (122.º).

O trabalho do Instituto para a Economia e a Paz (IEP) – uma organização não governamental com sede em Sydney, Austrália — recorda que Moçambique tinha sido um dos 10 países identificados em 2008 como estando em “risco de conflito”.

“Entre 2008 e 2017, cinco [destes países] sofreram uma deterioração substancial [no nível de paz]: Eritreia, Síria, Níger, Vietname e Moçambique. Estas grandes mudanças podem surgir devido a outros fatores que não uma guerra aberta”, salienta o instituto.