MNE UCRANIANO ACUSA RÚSSIA DE SÓ QUERER DESESTABILIZAR UCRÂNIA DEMOCRÁTICA E EUROPEIA

LusaLisboa, 16 set (Lusa) — O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Pavlo Klimkin, disse hoje em Lisboa que a solução para a crise no leste do país não está a ser aplicada porque a Rússia apenas está interessada em “desestabilizar a Ucrânia democrática e europeia”.

“Todos entendem que existe uma solução, mas não está a ser aplicada porque a Rússia não se interessa pelo Donbass [a região do extremo leste da Ucrânia], a Rússia está interessada em desestabilizar a Ucrânia democrática e europeia”, referiu em Lisboa durante uma conferência de imprensa conjunta com o homólogo português Augusto Santo Silva, no decurso de uma visita oficial onde foram abordadas as relações bilaterais, a cooperação no quadro das organizações multilaterais e a situação regional.

“Por isso necessitamos desta solidariedade no interior da União Europeia [UE] e da comunidade internacional. E precisamos da aplicação de sanções como uma forma de pressão. Não como uma estratégia, mas como uma forma de pressionar a Rússia para aplicar totalmente o acordo de Minsk”, assinalou, numa referência ao protocolo assinado em setembro de 2014 na capital da Bielorrússia entre as partes em conflito (Ucrânia, Rússia e as autoproclamadas República Popular de Donetsk e República Popular de Lugansk), sob os auspícios da OSCE.