

A vencedora recém-coroada do concurso de beleza Miss Mundo Canadá diz que o seu pai foi ameaçado na China por causa da sua posição contra os abusos dos direitos humanos, noticiou a CTV News.
Anastasia Lin, 25 anos de idade, ganhou o concurso de beleza Miss Mundo Canadá em Vancouver em 16 de maio Ela afirma que recebeu uma mensagem de texto do seu pai, quatro dias depois, exortando-a a parar de falar sobre os abusos dos direitos humanos na China.
Lin salienta que ela ganhou o concurso Miss Mundo Canadá, em parte por causa da sua paixão pelo ativismo dos direitos humanos, e os seus esforços para difundir a consciência sobre os abusos na China. Ela acrescenta que o seu trabalho parece ter perturbado o governo chinês, e o seu pai está a sentir a pressão por causa disso.
Lin nasceu na província chinesa de Hunan, e viveu lá por 13 anos, antes de se mudar para o Canadá com a sua mãe. Ela foi para a escola em Vancouver, tendo, em seguida, frequentado a Universidade de Toronto para obter uma licenciatura em teatro. Segundo ela, o seu pai ficou na China para prosseguir com o negócio da família.
Lin lembra que ela está a tomar papéis em vários filmes que promovem a consciência sobre os abusos de direitos humanos na China, incluindo a perseguição do grupo religioso da minoria Falun Gong.
Lin sublinha que várias notícias online sobre a sua vitória no Miss Mundo Canadá foram recentemente censuradas na China.
Ela espera que, se ela conseguir atrair bastante atenção internacional para a situação do seu pai, “eles vão deixar a minha família sozinha e não incomodar muito o meu pai”.
