

O ministro da Defesa Harjit Sajjan vai visitar a República Democrática do Congo na próxima semana como parte de uma excursão à África Oriental para recolher informações sobre uma eventual futura missão de paz canadiana.
As Nações Unidas têm uma operação de manutenção da paz importante na RDC, mas as autoridades canadianas advertiram para quaisquer conclusões precipitadas. Eles dizem que a RDC oferece uma excelente oportunidade para Sajjan ver tal missão em operação.
No entanto, Walter Dorn, um especialista em manutenção da paz no Colégio das Forças Canadianas em Toronto, diz que a RDC seria uma boa opção para o Canadá.
Ele diz que a ONU havia previamente solicitado ao Canadá para assumir o comando da missão na RDC, que é composta principalmente de soldados de países do sul da Ásia, como Índia, Paquistão e Bangladesh.
Dorn aponta que outra possibilidade é nas proximidades do Sudão do Sul, onde centenas de soldados britânicos já começaram a chegar para ajudar a ONU a evitar confrontos entre fações políticas rivais.
Fonte: Canadian Press