
Três mineiros presos numa mina no noroeste de British Columbia (B.C.) foram resgatados em segurança. Os três trabalhadores tinham ficado retidos no subsolo após dois desabamentos de terra seguidos que ocorreram a 23 de julho.
O resgate ocorreu por volta das 10h40 pm de 24 de julho. Kevin Coumbs, Darien Maduke e Jesse Chubaty, três trabalhadores de perfuração da Hy-Tech no projeto da mina Red Chris, foram retirados sem ferimentos e com boa disposição, após 60 horas no subsolo.
A Newmont, empresa proprietária da mina de ouro e cobre, informou, a 25 de julho, que os trabalhadores foram analisados pelas equipas médicas no local.
A empresa acrescentou que os mineiros permaneceram numa área de refúgio com comida, água e ar que pode acomodar até 16 pessoas durante 48 horas, e que fica a cerca de 700 metros do local da queda das rochas.
Nas operações de resgate foram utilizados drones especializados na mina de ouro e cobre Red Chris para avaliar as condições geotécnicas no subsolo após o colapso.
Foi ainda utilizada uma escavadeira especializada em linha de visão que removeu com sucesso os detritos caídos do túnel de acesso, permitindo à equipa de resposta a emergências cruzar a zona impactada para alcançar os três mineiros presos.
A Newmont informou ainda que foi aberta uma investigação detalhada para apurar as causas do incidente.