
Bruxelas, 29 nov (Lusa) – O primeiro-ministro, António Costa, considerou que a cimeira de hoje entre a União Europeia e a Turquia “correu muitíssimo bem”, e sublinhou a posição “coerente” que Portugal tem vindo a defender de aproximação entre as partes.
“Foi uma cimeira que correu muitíssimo bem. Portugal estava, aliás, numa posição confortável, porque não só é membro de corpo inteiro da UE, como é um velho aliado da Turquia no âmbito da NATO, e portanto temos sempre tido uma posição coerente, de defesa da aproximação entre a UE e a Turquia”, disse.
António Costa, que falava à saída do seu primeiro Conselho Europeu, três dias após ter tomado posse como primeiro-ministro, observou que o seu executivo tem “uma posição que já vinha definida, aliás, do Governo anterior, de partilha de responsabilidades para fazer face a esta gravíssima crise dos refugiados e também no aprofundamento daquilo que são os instrumentos de cooperação no âmbito da política de vizinhança e no âmbito da política de adesão da Turquia à UE”.