METROLINX LANÇA FERRAMENTA ONLINE PARA PLANEAMENTO DE VIAGEM NA GTHA

Uma captura de ecrã da versão móvel do Triplinx, ferramenta online da Metrolinx para planeamento de viagem
Uma captura de ecrã da versão móvel do Triplinx, ferramenta online da Metrolinx para planeamento de viagem
Uma captura de ecrã da versão móvel do Triplinx, ferramenta online da Metrolinx para planeamento de viagem
Uma captura de ecrã da versão móvel do Triplinx, ferramenta online da Metrolinx para planeamento de viagem.

A Metrolinx apresentou uma nova ferramenta para ajudar os moradores da área da Grande Toronto e Hamilton a planear as suas rotas em vários serviços de transporte público, noticiou a CP24.

A ferramenta, chamada de Triplinx, foi lançada numa versão beta no início desta semana e pretende ser um “recurso ‘one-stop’ de informações sobre o transporte” para os residentes da GTHA.

A ferramenta permite aos utilizadores descobrir a melhor maneira de chegar de um ponto a outro usando várias agências de trânsito de interligação, como a TTC, GO Transit e outras agências municipais, como a York Region Transit ou Oakville Transit.

O Triplinx também inclui opções para planear um percurso com componentes de bicicleta e a pé, e contém informações sobre como se locomover durante os Jogos Pan/Parapan-americanos 2015.

A ferramenta foi desenvolvida no âmbito de um contrato de cinco anos (8,6 milhões de dólares) entre a Metrolinx e a Cityway Canadá, assinado em 2014. Nos termos do acordo, a Metrolinx cobre o custo do sistema central, enquanto que várias agências de trânsito parceiras assumem os custos do fornecimento dos dados necessários para que o sistema seja rigoroso.

A Metrolinx refere que futuras fases da ferramenta irão incluir alertas em tempo real de informação de partida e serviços.

No momento, o serviço não inclui informações sobre os transportes públicos de Durham ou Milton, mas a Metrolinx garante que está a trabalhar para integrar as informações de viagem dessas agências.

Antes do projeto, a Metrolinx estava simplesmente a incentivar os municípios a disponibilizar informações de planeamento de trânsito ao Google, que oferece o seu próprio serviço de planeamento de viagem gratuitamente através do Google Maps.

No entanto, “The Big Move”, o documento provincial que rege o planeamento de trânsito na GTHA, pede “uma fonte de informação para viajantes, onde e quando eles precisam”, um objetivo que o Triplinx está preparado para satisfazer.

A Metrolinx salienta que está à procura de feedback dos utilizadores na fase beta, de modo a que possa melhorar o serviço.

A agência não forneceu um cronograma para um lançamento completo do serviço.