
A compra de veículos elétricos no Canadá sofrerá mudanças a partir de 2026.
As autoridades canadianas tinham estabelecido um padrão de veículos zero emissões, com metas crescentes até 2035, mas a meta inicial para 2026 revelou-se inatingível. Projeções indicavam um défice de cerca de 110 mil veículos elétricos face ao alvo estipulado.
Sem ajustes, as regras poderiam ter significado restrições à venda de veículos com motores tradicionais e custos elevados sob a forma de créditos negociáveis entre empresas.
Empresas que superassem os objetivos teriam lucros inesperados, enquanto outras poderiam enfrentar encargos que afetam a sua competitividade e escolha de produtos para o consumidor.
O relatório sobre esta situação também alerta que a atual rede de carregamento elétrico e a capacidade da indústria automóvel não estão preparadas para suportar um aumento tão rápido de veículos elétricos, o que poderia gerar atrasos na entrega de carros e pressão sobre concessionárias e fornecedores.
A investigação recomenda uma revisão das metas e das regras de créditos, incluindo possíveis alterações ao modo como híbridos são considerados, de modo a alinhar a política com o mercado real e evitar impactos negativos inesperados.
