
A 29 de junho, as ruas de Toronto voltaram a transformar-se num arco-íris, com a anual Parada do Orgulho. Na edição deste ano, participaram mais de 25 mil pessoas em cerca de 250 grupos.
Com partida do bairro de Rosedale, a maior manifestação de solidariedade do Canadá para com a comunidade LGBTQ+ percorreu diversas ruas da cidade até à Nathan Phillips Square.
Desde 1981, este desfile tem sido um evento anual de verão em Toronto. O primeiro desfile do orgulho nasceu dos protestos relacionados com as rusgas às casas de banho da cidade.
Atualmente, o orgulho LGBTQ+ é celebrado durante todo o mês de junho, terminando com a parada, em afirmação de respeito e inclusão. O desfile tem sido o espetáculo mais vibrante do mês do orgulho, graças às roupas coloridas, às batidas vibrantes, aos movimentos de dança ferozes e ao sentido de comunidade que proporciona.
A causa é apoiada por várias entidades, incluindo autoridades policiais, autoridades políticas e muito mais.
Olivia Chow, presidente da Câmara Municipal de Toronto, esteve no desfile e cumprimentou vários participantes e espetadores.
Marit Stiles, deputada de Ontário por Davenport, também desfilou, afirmando que o evento é uma manifestação da afirmação na comunidade, mas acima de tudo do poder, da alegria e do amor na inclusão.
No entanto, a continuidade do desfile está em risco, devido à falta de apoios financeiros e à perda de alguns patrocínios.