

Embora pareça que o inverno finalmente se estabeleceu na GTA e Ontário, o passado mês de dezembro foi o mais quente já registado em Toronto e grande parte da província.
Os números divulgados pela Environment Canada na sexta-feira mostram que a temperatura média para o Aeroporto Pearson de Toronto foi de 4,1 C em dezembro de 2015, 2,2 C acima do recorde anterior de 1,9 C, atingido em 2006.
A tendência também foi vista em Hamilton, onde a temperatura média no mês passado foi de 3,7 C, 2,1 C mais elevada do que o recorde estabelecido em 2006.
Em Windsor, a temperatura média em dezembro de 2015 foi de 4,7 C, mais 1.6 C do que o registado em 2006; em Otava, o novo recorde estabelecido no mês passado foi de 1,2 C, acima dos -1,4 C em 2001.
A primeira queda de neve significativa não atingiu a área da Grande Toronto até 29 de dezembro deste ano.
Em declarações à CP24 no mês passado, o climatologista sénior da Environment Canada Dave Phillips disse que o super El Nino é o culpado pelas temperaturas amenas de dezembro.
Na sequência do prolongado tempo ameno, parece que Toronto vai voltar a registar temperaturas mais de acordo com a época nos próximos dias.
As temperaturas deverão rondar os zero graus no fim de semana, mas uma massa de ar ártico vai chegar à GTA na tarde de domingo.
Pode ser um duro despertar para aqueles que regressam ao trabalho na segunda-feira, com a previsão de que a temperatura deverá cair para -10 C, com uma sensação térmica de -16 em Toronto.
A vaga de ar frio deverá ser de curta duração, com as temperaturas a voltar aos zero graus na quarta-feira.
* A Environment Canada começou a recolher temperaturas recordes para Toronto em 1937, Hamilton em 1959, Windsor em 1940 e Otava, em 1938.
Fonte: CP24