Mercado Imobiliário no Canadá: Compra e venda de propriedades está a arrefecer

Foto: PhotoMIX Company/Pexels
Foto: PhotoMIX Company/Pexels

O mercado imobiliário do Canadá está a arrefecer. De acordo com a Canadian Real Estate Association, os preços caíram 5% de julho de 2021 a julho deste ano. Há quem diga que a descida pode mesmo chegar aos 25% este ano

Depois de ter impulsionado a economia do Canadá durante a pandemia da Covid-19, o mercado imobiliário mostra sinais de fraqueza, à medida que os preços das casas caem e as licitações diminuem.

Mas, à medida que a movimentada temporada de outono se aproxima, corretores de imóveis e economistas manifestam opiniões contrárias no que toca à queda dos preços.
A Realosophy Realty, por exemplo, diz que a queda vai muito provavelmente atrair os compradores que esperaram pela descida dos preços do mercado.

De acordo com a agência imobiliária de Toronto, não são necessários muitos mais compradores para que os preços se estabilizem ou para que as propriedades fiquem menos tempo no mercado.

Os dados mais recentes da Canadian Real Estate Association mostram que os preços se situaram nos 629.971 dólares em julho, numa queda de 5% em relação aos 662.924 dólares de julho passado. A previsão é de que cheguem aos 762.386 dólares até ao final do ano.

Por outro lado, os economistas da Desjardins esperam que os preços caiam entre 20 e 25% este ano. Ainda assim, diz a cooperativa canadiana de serviços financeiros, em 2023, vão situar-se acima dos níveis pré-pandemia em todo o território nacional.