Mercado imobiliário no Canadá atingiu valores recordes em janeiro

FOTO: unsplash
FOTO: unsplash

As vendas de casas no Canadá bateram recorde histórico em dezembro de 2020, mesmo com a pandemia. De acordo com a Canadian Real Estate Association, o mercado imobiliário atingiu, no passado mês de janeiro, números recorde face aos anos anteriores.

Os dados são animadores para o mercado imobiliário no Canadá. A subida no início do ano face ao passado, em plena pandemia, é uma realidade para a Canadian Real Estate Association.

As vendas de janeiro aumentaram mais de 35% em comparação com o mesmo período do ano passado. Também, de acordo com a mesma Associação, se nota um aumento de 2% em relação a dezembro de 2020.

No que à proporção nacional de vendas diz respeito, destacamos o recorde de 2002. Altura em que se atingiu os poucos mais de 80 por cento de vendas no imobiliário. No começo de 2021 a subida foi de mais de 90%. É até ver o nível mais alto já registrado.

O preço médio de uma casa vendida também disparou para um novo recorde. Mais de 620 mil dólares em janeiro, sendo que Vancouver e Toronto estavam com preços acima da média. As maiores vendas foram registadas nas regiões rurais de Ontário. A expansão urbana e a pandemia são responsáveis por parte de um fenómeno que tem vindo a atrair os canadianos.

A Canadian Real Estate Association garante ainda que as condições do mercado atingiram valores recorde em janeiro, porque as pessoas não colocaram as casas à venda a meio da pandemia. Os potenciais compradores ficaram com poucas opções e a corrida pelo melhor negócio só, em janeiro, começou a funcionar. A mesma Associação diz também que é improvável que o mercado veja novas vendas, caso a situação de saúde pública não melhore.