
O mercado imobiliário da área de Toronto estabeleceu um recorde no mês passado, com cerca de 13.000 casas vendidas, apesar dos preços altíssimos e novas regras de hipotecas federais destinadas aos mercados imobiliários mais caros do Canadá.
O Toronto Real Estate Board disse na sexta-feira que o número de vendas no mês passado foi de 10,6 por cento, em relação ao mês de maio de 2015, e os preços subiram cerca de 15 por cento. A nota surge um dia depois do seu homólogo em Vancouver também ter informado vendas recordes para o mês.
Para uma moradia, na cidade de Toronto, o preço médio no mês passado foi de 1,28 milhões de dólares, enquanto que o preço médio para todas as casas foi de 782.051 dólares, informou o TREB.
O presidente do TREB Mark McLean referiu que a escassez de casas para venda ajudou a impulsionar o aumento dos preços.
O ministro das Finanças Bill Morneau aumentou o pagamento mínimo (entrada) para casas acima de 500.000 dólares, uma medida destinada especificamente para as cidades de Toronto e Vancouver.
A partir de fevereiro, os compradores deviam dar uma entrada de 10 por cento sobre a parcela de uma casa acima de um valor de 500.000 dólares. Os compradores ainda podem colocar cinco por cento sobre os primeiros 500.000 dólares de uma compra de casa.
Otava tem estado cada vez mais sob pressão de vários quadrantes, incluindo banqueiros e a OCDE, de modo a fazer mais para arrefecer os mercados imobiliários de Toronto e Vancouver em alta. O governo federal disse que está a monitorizar a situação e pode responder com medidas adicionais, se necessário.
Na quinta-feira, o Real Estate Board da Grande Vancouver informou que o seu preço de referência para as moradias subiu acima de 1,5 milhões de dólares – mais 37 por cento face ao mês de maio de 2015.
O relatório mensal nacional da Associação de Imobiliário Canadiano será divulgado a 15 de junho, e provavelmente vai mostrar grandes discrepâncias entre Toronto e Vancouver, por um lado, e em relação a outras cidades do país, por outro.
O CREA informou anteriormente que os volumes de vendas em Vancouver e Toronto foram estáveis nos dois primeiros meses completos desde que as novas regras de hipotecas federais entraram em vigor em meados de fevereiro. Mas os preços continuaram a subir, numa base mensal, em março e abril.
O TREB indicou que foram vendidas 12.870 casas de todos os tipos na área da Grande Toronto, através do seu serviço de listagem múltipla em maio. Isso, incluiu 4.638 na própria cidade e 8.232 nas áreas circundantes.
Em abril, os membros do TREB venderam 12.085 propriedades, incluindo 4.248 no núcleo da cidade e 7.837 em outras partes da GTA.
Fonte: Canadian Press
