Mercado de trabalho: Taxa de desemprego no Canadá aumenta em maio

Foto: Pexels

O mercado de trabalho canadiano continua a abrandar, havendo uma dificuldade em encontrar oportunidades ajustadas a potenciais candidatos a emprego.

O relatório da Statistics Canada, relacionado com a força de trabalho do país, demonstrou que dos desempregados registados em abril, pouco menos de um quarto encontrou trabalho em maio.

Registou-se, assim, um novo aumento nas taxas de desemprego, apesar de a Statistics Canada assinalar a criação de 27 mil empregos neste mês.

“Uma proporção menor de pessoas desempregadas em transição para o emprego pode indicar que as pessoas enfrentam maiores dificuldades em encontrar trabalho no mercado de trabalho atual”, afirma o relatório.

Para além disso, também há cada vez mais canadianos em trabalhos de meio período por falta de opções de tempo inteiro.

No entanto, o emprego aumentou nos cuidados de saúde e assistência social, finanças, seguros, imobiliário, aluguer e leasing, negócios, construção e outros serviços de apoio, bem como serviços de alojamento e alimentação.

Mas caiu nos setores da construção, transportes, armazenamento e serviços públicos.

O crescimento salarial permaneceu forte em maio, com o salário médio por hora a subir 5,1% em relação ao ano anterior, atingindo 34,94 dólares.

Os dados surgem após o comunicado das descidas da taxa de juro de referência, emitido a 5 de junho, pelo Banco do Canadá, com justificação na redução da inflação e no enfraquecimento da economia.