
O mercado de trabalho do Canadá surpreendeu com um segundo mês consecutivo de melhoria inesperada em outubro. Os ganhos de empregos em outubro e setembro agora mais do que compensam as quedas acentuadas observadas em agosto e julho.
A Statistics Canada informou a 7 de novembro que a economia criou 67 mil empregos em outubro, o suficiente para reduzir a taxa de desemprego em dois décimos de ponto percentual, para 6,9%.
O crescimento de outubro foi impulsionado pelo trabalho a tempo parcial, com 85 mil vagas criadas, após ganhos sólidos no trabalho a tempo inteiro em setembro. Enquanto isso, o setor privado criou 73 mil empregos, o seu primeiro ganho desde junho.
O setor de comércio registou o maior crescimento, com 41 mil postos de trabalho criados em outubro, seguido pelo setor de transportes e armazenamento, com 30 mil postos de trabalho, e pelo setor de informação, cultura e recreação, com 25 mil postos de trabalho.
A indústria, setor sensível às tarifas, registou um ganho de 8.700 postos de trabalho em outubro, enquanto a construção civil perdeu 15 mil empregos.
Quanto aos jovens trabalhadores, registou-se algum alívio em outubro, após meses de dificuldades num mercado de trabalho difícil, com a criação de 21 mil empregos para jovens entre 15 e 24 anos no mês passado, o primeiro aumento desde janeiro.
