
Meng Wanzhou, diretora financeira do grupo Huawei, voltou hoje a tribunal para ouvir os depoimentos da polícia e de agentes alfandegários envolvidos na sua detenção em Vancouver há cerca de dois anos. Ainda assim, rumores especulam um possível acordo para encerrar as acusações criminais.
São vários os rumores que indicam um possível fim às acusações criminais a Meng Wanzhou, a diretora financeira do grupo Huawei. Ainda assim, Wanzhou marcou presença no tribunal na segunda-feira dia 7 de dezembro, para ouvir os depoimentos da polícia e oficiais da alfândega que estiveram envolvidos na detenção da gestora.
Meng Wanzhou foi detida pela Royal Canadian Mounted Police a 1 de dezembro de 2018, no Aeroporto Internacional de Vancouver. Foi acusada de conspiração e fraude a várias instituições internacionais.
A imprensa americana relata que os advogados de Wanzhou nos Estados Unidos estão em conferência com o Departamento de Justiça norte-americano para conseguir um acordo que permita Wanzhou regressar à China em troca de admissão de culpa.
Sem uma resposta efetiva, os procedimentos de extradição continuam com efeito, como tem vindo a ser ordenado pelo Supremo Tribunal de British Columbia desde dezembro de 2018.
Especialistas em emigração garantem que o rumor de um possível acordo que retirasse todas as acusações veio em jeito de teste para saber a opinião pública sobre esta possível medida.
Os Estados Unidos pedem a extradição de Wanzhou para Nova Iorque, onde enfrenta agora acusações de fraude e conspiração. Meng Wanzhou, por sua vez, nega todas acusações, alegando acreditar que “não fez nada de errado”.
