MÉDICOS VETERINÁRIOS PEDEM ALIMENTOS PARA ANIMAIS E ABREM CONTA SOLIDÁRIA

LusaLisboa, 18 out (Lusa) — A Ordem dos Veterinários apelou hoje à doação de palha e feno para os animais sobreviventes nas áreas dos incêndios do último fim-de-semana, considerando a situação como catastrófica e muito pior do que a verificada em Pedrógão Grande.

De acordo com o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), Jorge Cid, à OMV têm chegado, através dos veterinários e entidades locais, inúmeros “apelos dramáticos de pessoas que perderam ‘n’ animais”, estimando que cerca de 80% dos produtores perderam animais naquela zona, sobretudo de pequenas explorações familiares.

“Aliás, desta vez há muitos mais animais mortos do que vivos. Contrariamente ao que aconteceu em Pedrógão, que havia muitos animais feridos queimados a precisar de apoio, neste momento há menos e há muitos mais mortos. Eu diria que são milhares de mortos. Então nas aves é catastrófico, porque a zona centro representa 60% da exploração de aves no nosso país e foi um setor altamente devastado, com pavilhões destruídos, milhares de aves mortas. É dramático e catastrófico”, afirmou.