
O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, nomeou Mark Wiseman como novo embaixador do Canadá nos Estados Unidos da América (EUA), sucedendo a Kirsten Hillman, que anunciou a sua saída do cargo. Wiseman deverá assumir funções em Washington a 15 de fevereiro de 2026, num contexto marcado pela revisão do acordo de comércio livre entre o Canadá, os EUA e o México.
Com um percurso ligado à gestão de investimentos, Wiseman presidiu à Alberta Investment Management Corporation, trabalhou na empresa americana BlackRock e liderou o Conselho de Investimento do Plano de Pensões do Canadá. Em março, já tinha sido escolhido por Carney para integrar o conselho de assessores do primeiro-ministro para as relações Canadá–EUA.
Segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, “Wiseman será um contributo essencial para os esforços do Governo no avanço das prioridades Canadá–EUA, incluindo fronteiras seguras, uma relação de comércio e investimento reforçada e a cooperação entre o Canadá e os EUA em desafios globais”.
A mudança ocorre numa fase sensível para as relações bilaterais, com a revisão conjunta do acordo CUSMA prevista e com incertezas sobre o futuro do pacto comercial norte-americano.
