Marineland ameaça eutanasiar baleias

Foto: Facebook Ryan Michael

O Marineland ameaçou sacrificar 30 baleias beluga se o Governo federal do Canadá não fornecer apoio financeiro ao parque de diversões de Niagara Falls, que está em dificuldades. O aviso surge depois de a ministra das Pescas do país ter bloqueado a transferência das baleias em cativeiro para um parque temático na China.

O Marineland, um parque de diversões, jardim zoológico, aquário e floresta que ocupa quase 400 hectares de terra em Ontário, tem sido alvo de crescente escrutínio devido a alegações de que os animais vivem em más condições.

O parque, que chegou a receber milhões de visitantes, não abriu na temporada de verão e prepara-se para encerrar operações antes de uma venda. Em fevereiro, um advogado do parque afirmou que este planeava retirar rapidamente os animais que ainda permanecem no local.

O destino das baleias beluga tem sido uma preocupação urgente para ativistas que defendem que os cetáceos devem ser transferidos para um santuário – embora existam poucas opções viáveis. 20 baleias, 19 belugas e uma orca morreram no parque desde 2019.

O Marineland diz que planeava enviar as baleias para o Chimelong Ocean Kingdom, na cidade chinesa de Zhuhai, mas Joanne Thompson, ministra das Pescas do Canadá, bloqueou a licença de exportação.

Numa carta datada de 3 de outubro, o Marineland alertou que o parque se encontra numa “situação financeira crítica” e não dispõe de recursos para “proporcionar cuidados adequados às baleias”.

A empresa acrescentou que, se o Governo federal não conseguir financiar o parque ou autorizar a exportação das baleias até 7 de outubro, o Marineland “vai enfrentar a decisão devastadora” de eutanasiar uma das maiores populações de baleias em cativeiro do mundo.

O premier de Ontário, Doug Ford, disse que a província vai fazer o que for necessário para dar às baleias restantes a “melhor vida possível”.  De acordo com a legislação provincial, Ontário tem o poder de apreender as baleias para garantir a sua segurança, recuperando quaisquer custos incorridos quando o parque for vendido.