Marco Mendicino está de saída do gabinete de Mark Carney

Foto: Facebook Marco Mendicino

Enquanto a equipa de Mark Carney se prepara para o Discurso do Trono agendado para 27 de maio, o novo governo o emitiu um comunicado a 22 de maio onde dá conta da saída de Marco Mendicino, chefe do gabinete do primeiro-ministro.

Mark Carney disse que pediu a Mendicino que ficasse ainda até ao verão, para apoiar o lançamento do mandato do Governo no Parlamento, considerando o seu apoio vital neste período.

Até ao fecho desta peça não foram detalhadas as razões da saída de Mendicino, circulando nas redes sociais e meios de comunicação social especulações sobre a hipótese do deputado pretender candidatar-se a presidente da Câmara Municipal de Toronto, nas eleições de 2026.

Enquanto isso, o deputado provincial conservador Jamil Jivani lançou uma petição para acabar com o programa de trabalhadores estrangeiros temporários.

A petição afirma que o programa de trabalhadores estrangeiros temporários é um “grande contribuinte” para um nível insustentável de imigração e alega que o programa está a tirar empregos aos canadianos e a suprimir os salários.

Num vídeo em circulação nas redes sociais sobre a petição, Jivani associa a imigração à escassez de médicos, à lotação dos hospitais, à crise da habitação, a um mercado de trabalho difícil e às elevadas taxas de desemprego jovem.