Marcelo no Canadá: Presidente português inicia visita em Montreal

Foto: CM
Foto: CM

Marcelo Rebelo de Sousa deu hoje início à sua visita no Canadá. A viagem começou em Montreal. O Presidente português participa neste momento num jantar com a comunidade portuguesa, no Hotel Le Windsor.

O Presidente da República português começou esta quarta-feira, dia 13 de setembro, uma visita oficial de cinco dias ao Canadá, com um programa dedicado às comunidades emigrantes portuguesas, mas que inclui também um encontro com o primeiro-ministro canadiano.

Esta visita ao Canadá – onde segundo o recenseamento de 2021 vivem cerca de 450 mil pessoas de origem portuguesa – coincide com as celebrações dos 70 anos de chegada dos primeiros emigrantes portugueses oficialmente registados.

Marcelo Rebelo de Sousa partiu esta quarta-feira de Lisboa, em avião comercial, e chegou a Montreal pelas 14h.

Em declarações aos jornalistas, à chegada ao hotel, disse esperar que a visita seja “um grande momento de agradecimento à comunidade portuguesa” no país.

De acordo com o chefe de Estado, os emigrantes portugueses “têm uma influência muito grande em todos os setores da vida canadiana, inclusive na política, na economia, na sociedade em geral, e têm um espírito muito gregário, muito forte”.

Marcelo falou ainda do encontro com Justin Trudeau e da intenção de “reforçar o convite que o primeiro-ministro português lhe formulou para ir à Web Summit”.

Ao final do dia, teve um encontro, com direito a jantar, com a comunidade portuguesa no Hotel Le Windsor.

No Canadá, o chefe de Estado é acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e por deputados dos seis partidos com maior representação parlamentar.

Os deputados que integram a comitiva são João Azevedo e Castro, do PS, e Francisco Pimentel, do PSD – ambos eleitos pelos Açores, de onde é oriunda grande parte da emigração portuguesa para o Canadá. Diogo Pacheco de Amorim, do Chega, Rodrigo Saraiva, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Bruno Dias, do PCP, e José Soeiro, do Bloco de Esquerda também acompanham o Presidente.

13 e 14 de setembro foram as datas escolhidas para a visita a Montreal. Depois disso e até domingo, dia 17, Marcelo está em Toronto.