MAPLE LEAFS GANHA DIREITO A PRIMEIRA ESCOLHA NO DRAFT DA NHL

nhl draftFoi a sequência de quatro números (Seis – Oito – Cinco – Treze), a 162ª de 200 combinações aleatórias, que tornou a equipa dos Toronto Maple Leafs a grande vencedora da lotaria (draft) na noite de sábado. Toronto, que terminou em 30º na classificação geral, esta temporada, tinha as melhores hipóteses (20 por cento) de vencer a lotaria e agora vai ter direito à escolha nº1 global pela primeira vez em 31 anos.
O presidente dos Maple Leafs, Brendan Shanahan, recusou-se a dizer quem o clube estava preparado para selecionar com esse direito de escolha, embora ele tenha dito que a equipa tinha uma boa ideia de quem escolher. O posição centro norte-americano Auston Matthews é amplamente visto como a primeira escolha.
A NHL realizou três lotarias separadas para as primeira, segunda e terceira escolhas globais pela primeira vez este ano.
Os Winnipeg Jets ficaram em segundo, subindo quatro posições. Duas outras equipas canadianas tiveram as suas fortunas alteradas, por sua vez, com os Edmonton Oilers a cair duas posições para a seleção nº 4, e os Vancouver Canucks a contentarem-se com a quinta opção de escolha.
A úlitma vez que os Leafs ficaram com a primeira escolha foi em 1985, quando selecionaram Wendel Clark dos Saskatoon Blades.
Toronto entrou numa reconstrução do clube sob a presidência de Shanahan, desde o meio da temporada 2014-15, procurando tornar-se um concorrente consistente para a Taça Stanley, que o clube não ganha desde 1967.
Ordem do 2016 NHL Draft:
1. Toronto Maple Leafs
2. Winnipeg Jets
3. Columbus Blue Jackets
4. Edmonton Oilers
5. Vancouver Canucks
6. Calgary Flames
7. Arizona Coyotes
8. Buffalo Sabres
9. Montreal Canadiens
10. Colorado Avalanche
11. New Jersey Devils
12. Ottawa Senators
13. Carolina Hurricanes
14. Boston Bruins
Fonte: Canadian Press