MAIS MORTES EM LARES DE ONTÁRIO COM FINS LUCRATIVOS

Foto: marina Guimarães/Flickr
Foto: marina Guimarães/Flickr

Há novidades sobre os surtos de coronavírus nos lares de idosos de Ontário. Um novo estudo conclui que os estabelecimentos com fins lucrativos foram palco de mais mortes do que os lares de idosos sem retorno financeiro.

Um novo estudo relativo a Ontário sugere que os lares de idosos com fins lucrativos foram mais afetados pela pandemia do que os lares geridos pelos municípios ou sem fins de acumulação de capital.

A análise foi publicada no Canadian Medical Association Journal e dá conta de surtos mais graves e de um maior número de mortes por coronavírus nos lares de idosos com retorno financeiro.

O estudo levanta questões sobre o estatuto dos proprietários dos lares de idosos, depois da associação do setor ter garantido, no ano passado, que esse fator não tem qualquer impacto na qualidade dos cuidados prestados.

Foram analisados 623 lares de Ontário, de 29 de março até 20 de maio. Em conjunto, esses estabelecimentos abrigaram mais de 75 mil seniores, a maioria dos quais com problemas de saúde físicos e cognitivos. Mais de 5.200 contraíram coronavírus e mais de um quarto dos infetados – 1.450 – morreram.