MAIS MÉDICOS CANADIANOS A ADERIR AOS REGISTOS MÉDICOS ELETRÓNICOS

médicosUm relatório divulgado na quinta-feira pelo Instituto Canadiano de Informação em Saúde (CIHI) mostra uma proporção crescente de médicos do país que estão a deixar os arquivos em papel em favor de registos eletrónicos.
Num inquérito com quase 2.300 médicos de família canadianos, 73 por cento disseram ter optado por um sistema de registo médico eletrónico (EMR) nos seus escritórios, o triplo dos 23 por cento que tinham adotado gráficos online em 2006.
A utilização do EMR varia significativamente por província: Alberta está no topo da lista, com 85 por cento dos médicos de família inquiridos a usar EMRs, enquanto que a menor taxa de adoção estava em Newfoundland and Labrador, onde 36 por cento disseram que armazenavam dados do paciente por via eletrónica. No Ontário, 78 por cento dos médicos de família disseram que optaram por essa via, acompanhados por cerca de 60 por cento dos seus colegas do Quebec.
Apesar dos benefícios da tecnologia digital, o Canadá fica atrás de outros países desenvolvidos na adoção do EMR.
Uma comparação de utilização do EMR em 10 nações, feita pelo Fundo Commonwealth com sede nos EUA, que se associou ao CIHI para recolher os dados da pesquisa canadiana, mostra que, em média, 88 por cento dos médicos de família nos outros países trocaram o papel pelos pixels.
O Canada Health Infoway, um organismo financiado pelo governo federal, foi criado há 11 anos para ajudar as províncias e territórios a implementar tecnologias digitais inovadoras para melhorar a saúde dos canadianos, reduzindo os custos.
Até à data, o Infoway já investiu mais de 2 biliões de dólares para a reforma digital dos sistemas de saúde em todo o país.
Fonte: Citynews