MAIS FAMÍLIAS CANADIANAS A GASTAR NO HÓQUEI PARA CRIANÇAS DO QUE A POUPAR PARA A ESCOLA

hóqueiQuando se trata de gastar com os seus filhos, um novo estudo mostra que mais famílias canadianas têm investido em atividades extracurriculares do que em Registered Education Savings Plans.
O estudo, denominado “Beyond the Blue Line”, foi publicado na quinta-feira, pela Canadian Scholarship Trust (CST), um provedor de RESP.
O relatório mostrou que cerca de 66 por cento dos pais canadianos têm, ou conhecem alguém que tem, pedido dinheiro emprestado ou usado poupanças da reforma para colocar os seus filhos em atividades extracurriculares.
Em contraste, 48 por cento dos pais têm investido num RESP canadiano.
O CST indicou que 43 por cento dos pais disseram que tinham pedido dinheiro emprestado através de um cartão de crédito, linha de crédito empréstimo pessoal ou familiar para atividades extracurriculares como o hóquei. Os restantes 23 por cento adiaram a sua reforma ou usaram a sua poupança reforma para atividades extracurriculares.
Mais de metade dos pais canadianos (57 por cento) disseram que sentem que cada criança deve ter a oportunidade de jogar hóquei, se quiserem, “porque é parte do crescimento no Canadá”, refere o CST. A percentagem representa uma queda de mais de 10 por cento desde o ano passado, quando 69 por cento apontaram que todas as crianças devem poder jogar hóquei.
Apesar da alta taxa de empréstimos para atividades extracurriculares, quase metade dos pais disseram que conheciam alguém que estava a tirar os seus filhos devido aos custos. Trinta por cento disseram que eles, ou alguém que conheciam, lamentam a quantidade de dinheiro gasto em atividades como desportos.
Um quinto dos pais entrevistados disseram que gastaram mais de $1.500 por criança por ano em atividades extracurriculares, com taxas de gastos mais elevadas em famílias com maior rendimento.
Nos agregados familiares com rendimentos superiores a $100.000, 35 por cento dos pais disseram que gastaram mais de $1.500 por ano. Apenas 10 por cento dos pais que ganham menos de $40.000 ao ano gastaram mais de $1.500.
Embora apenas metade tenha dito que tinham investido num RESP, 63 por cento afirmaram que sentiram que era mais importante poupar para a educação pós-secundário do que para atividades extracurriculares.
O estudo é parte de uma campanha de sensibilização destinada a “lançar um debate sobre onde os pais canadianos estão a colocar as suas prioridades”, salientou o CST. Os dados foram baseados num inquérito Leger 2015 e na revisão de 2014 do Programa de Poupanças para a Educação do Canadá.
Fonte: CTV News